Início >> Noticia >> Novos procuradores do Estado aprovados em concurso tomam posse

Novos procuradores do Estado aprovados em concurso tomam posse

O procurador-geral do Estado, Ophir Cavalcante Junior, deu posse, na tarde da última segunda-feira (26), a seis novos procuradores do Estado, aprovados no 20º concurso público da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O evento ocorreu no auditório do prédio-sede da instituição, em Batista Campos, Belém, e teve o apoio da Associação dos Procuradores do Estado do Pará (Apepa).

Foram empossados Idemar Cordeiro Peracchi, Edson dos Santos Matoso, Ducival Carvalho Pereira Júnior, Giulliane Pinheiro Corrêa de Lima, Jobson de Oliveira Pereira e Arthur Marcel Batista Gomes. A cerimônia teve a presença do procurador-geral adjunto, Henrique Nobre Reis, do corregedor-geral da PGE, Paulo de Tarso Dias Klautau Filho, do presidente da Associação dos Procuradores do Estado, Ary Lima Cavalcanti, e de diversos procuradores do Estado, familiares e amigos dos empossados.

“Este é um momento de comemoração e também de reflexão para todos que atuam na Procuradoria-Geral do Estado. O sucesso no concurso é a coroação de um empreendimento de natureza individual, que, a partir deste momento, deve transcender para uma dimensão social. Nossa atuação na construção do grande experimento, que é o Estado Democrático de Direito, deve se orientar por um propósito que alimente o nosso cotidiano e dê sentido útil à percepção do que é servir e ser servidor público”, frisou o corregedor-geral, Paulo Klautau.

Falando em nome do grupo, o procurador Idemar Peracchi destacou o compromisso dos novos procuradores na defesa do interesse público e do povo paraense. “Este é um momento de profunda honra. Estamos aqui para somar, para atuar na defesa aguerrida do Estado e na formatação de políticas públicas com dignidade, energia e afinco”, disse.

“A posse de novos procuradores do Estado é sempre um momento de celebração, vibração e alegria e, para nós, é uma imensa satisfação recebê-los. O sonho que hoje se realiza reforça a possibilidade de construção de um Estado melhor e nos inspira a trabalhar, não apenas sob o ponto de vista de uma mera atividade burocrática, mas em favor e como instrumento de transformação da sociedade”, ressaltou Ophir Cavalcante Jr.

“Esse também deve ser um momento de reflexão a respeito do compromisso da advocacia pública e suas responsabilidades. A mudança começa por nós, na salvaguarda da legalidade das políticas públicas, a fim de que se tornem realidade. Nosso papel é diferenciado e relevante, na defesa efetiva do erário. Nosso saber jurídico deve servir à construção de uma realidade melhor, menos desigual, mais justa. Devemos sempre fazer mais, a partir do conhecimento e da carreira jurídica, sem perder de vista que o nosso compromisso maior é com o Estado e com a sua gente”, destacou o titular da PGE.

Ophir Cavalcante enfatizou ainda algumas premissas que considera fundamentais para o aperfeiçoamento do trabalho da PGE. “Uma atuação comprometida com o Pará é fundamental, o respeito ao cidadão e uma atuação ética, dentro dos padrões legais e morais, é o que se espera de um profissional da advocacia pública. Agir corretamente é uma questão essencial. A nossa bandeira é a defesa do Estado, a salvaguarda de atos administrativos adequados e a fiscalização de políticas públicas”, ressaltou.