Enviado por barbara.brilhante em ter, 14/02/2023 - 13:04

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) deve divulgar, até março deste ano, os nomes dos membros da comissão responsável pela escolha da banca organizadora do próximo concurso público para o cargo de Procurador do Estado do Pará. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (14), pelo procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer. 

“Estamos montando a comissão organizadora. Após isso, será feita a contratação da empresa que vai ser responsável pela execução do concurso e, em seguida, vamos lançar o edital. Nossa previsão é que os nomes dos membros da comissão sejam divulgados já no próximo mês e que o edital possa ser publicado em junho deste ano ainda, mas isso vai depender de todos os processos. Temos essa previsão e esperamos conseguir liberar o edital ainda neste primeiro semestre”, informou Ricardo Sefer. 

Desde o dia 25 de janeiro de 2023, quando foi publicado o resultado final do XXI Concurso Público para Procurador do Estado do Pará, último realizado pela instituição para o cargo, a PGE tem dado seguimento à organização de mais um concurso para o preenchimento de vagas remanescentes. 

“No último concurso, ofertamos 10 vagas, mas conseguimos preencher apenas oito, levando em consideração a pontuação dos candidatos com relação à nota de corte e ao fato de uma das aprovadas ter desistido de tomar posse. A nossa expectativa é que, neste próximo concurso, possamos ofertar o mesmo número de vagas, tendo em vista a carência de profissionais no cargo e a necessidade de expandir nossos serviços, principalmente para suprir demandas da advocacia preventiva, na qual já estamos investindo, mas que pretendemos investir cada vez mais”, reforçou o procurador-geral. 

O último concurso para o cargo foi realizado no segundo semestre de 2022 e contou com a inscrição de 1.799 candidatos. O evento de posse dos oito novos procuradores aprovados ocorreu no dia 30 de janeiro deste ano, durante evento com o governador Helder Barbalho, no Palácio dos Despachos, na capital paraense.